
Em preto e branco, e num registro quase sem palavras, André Diniz propõe uma recriação surpreendente de O idiota, obra máxima de Fiódor Dostoiévski. Publicado em 1869 e escrito em meio a crises epilépticas e perturbações nervosas e sob a pressão de severas dívidas de jogo, o romance é um dos mais célebres da literatura mundial. Sua oralidade intensa encontra na explosão e na fluidez, na ternura e na enorme capacidade expressiva do traço de Diniz, uma correspondência única. A história é conhecida: após anos internado num sanatório suíço para tratar sua epilepsia, o jovem Míchkin retorna à Rússia e se vê envolvido num triângulo amoroso cujos ares folhetinescos darão o tom desta adaptação. Entre a vilania de Rogójin, um devasso perdulário que dilapida a fortuna herdada de seu pai, e a beleza arrebatadora de Nastácia Filíppovna, acompanharemos Míchkin e sua pureza quixotesca até o desenlace desta bela e trágica graphic novel.
Ultimamente estou saindo um pouco da minha zona de conforto e lendo alguns livros diferentes. Um desses livros, foi a HQ ‘O Idiota’, publicado pela Quadrinhos na Cia.
Essa HQ relata o famoso clássico de Fiódor Dostoiévski que narra a história de vida do príncipe Liev Míchkin de 27 anos, que retorna a São Petesburgo após sua estadia de vários anos em um sanatório na Suíça, que teve como objetivo tratar sua epilepsia. Com isso, se desenrola o ponto central da história, onde vemos uma pessoa quase perfeita, sem más intenções, retornar para uma sociedade corrompida, egoísta e gananciosa, sendo visto pelos outros como um constante tolo, um idiota.
Além disso, Míchkin consegue se apaixonar por uma mulher com feridas profundas e atitudes questionáveis e com isso ganha um rival rico e completamente deturpado, que segue o padrão da sociedade para conseguir tudo que quer, quando quer.
A Editora Companhia das Letras, pelo o selo Quadrinhos na Cia, conseguiu trazer com maestria essa história tão complexa e humana com traços únicos e nuances de preto e branco, que nos cativam e nos prende à história de uma forma única. Além disso, a edição está completamente linda! Vale a pena a leitura!
Título: O Idiota
Autor: André Diniz
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 416




Postar um comentário Blogger Facebook