Comentários
yngrid yngrid Author
Title: EXTRAORDINÁRIAS MULHERES QUE REVOLUCIONARAM O BRASIL: REPRESENTATIVIDADE, SORORIDADE E INSPIRAÇÕES
Author: yngrid
Rating 5 of 5 Des:
Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufrag...




Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.

Em pleno dia 8 de março encontro-me fazendo uma resenha de um livro sobre mulheres que fizeram a diferença ou que contribuíram de alguma maneira para o país que vivemos hoje. Aí me pego pensando onde eu estava nas aulas de história, literatura ou conhecimentos gerais que nunca ouvi falar delas (a não ser por pesquisa própria).

Quantas mulheres no mundo todo você conhece que foram importantes em alguma conquista para a humanidade e para seu país? Quantas dessas foram/são brasileiras ou abraliseiradas?

Vocês sabiam que temos uma Mulan na vida real? Maria Quitéria se vestiu de homem para lutar na guerra da independência tornando-se a primeira soldado mulher


A história vem sendo contatada desde os primórdios e desde então a participação das mulheres são apagadas convenientemente para mostrar o heroísmo e sabedoria masculina. Assim, quão importante a publicação de livros que corrijam esse erro, que façam homenagens a força feminina e que estimulem e inspirem outras mulheres? Extraordinárias mulheres que revolucionaram o Brasil faz isso com maestria. Um livro visualmente lindo, com a capa colorida e com um efeito que altera a cor de acordo com a iluminação e o interior todo ilustrado (por mulheres). 
Lê-lo foi muito gratificante e inspirador para mim, ver minhas conterrâneas e colegas de profissão (cientistas) fazendo a diferença, lutando e conseguindo realizar seus sonhos e alcançar direitos, renovaram minhas forças e me deram novo ânimo para continuar lutando pelo que quero e acredito. Esse passa a ser um livro que vou indicar por toda minha vida. As organizadoras e a editora estão parabéns pela ideia, pelas pesquisas e pela organização do livro que inclusive deveria ter uma resenha a parte... Cada detalhe torna a leitura mais agradável: glossário, referências, contextualização e ilustrações impecáveis. Só tenho agradecer pela representação feminina que esse livro traz. Homens, mulheres e crianças leiam! Fica a dica.

Anita Malfatti foi a primeira representante do modernismo brasileiro. Qual a ênfase foi dada a ela nas aulas de literatura e artes?



Dandara lutava pelo fim da escravidão no período colonial fabricando armas e guerreando




Nise da Silveira revolucionou o tratamento psiquiátrico nos manicômios buscando por técnicas mais humanizadas







Título: Extraordinárias mulheres que revolucionaram o Brasil
Autor: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo
Editora: Seguinte
Páginas: 208
Ano: 2017

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top