Comentários
Ayla Tereza Cruz Ayla Tereza Cruz Author
Title: O LABIRINTO DOS ESPÍRITOS: UM FINAL ENVOLVENTE PARA OS AMANTES DO CEMITÉRIO DOS LIVROS ESQUECIDOS.
Author: Ayla Tereza Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Madri, anos 1950. Alicia Gris é uma alma nascida das sombras da guerra, que lhe tirou os pais e lhe deu em troca uma vida de dor cr...


Madri, anos 1950. Alicia Gris é uma alma nascida das sombras da guerra, que lhe tirou os pais e lhe deu em troca uma vida de dor crônica. Investigadora talentosa, é a ela que a policia recorre quando o ilustre ministro Mauricio Valls desaparece: um mistério que os meios oficiais falharam em solucionar.

Em Barcelona, Daniel Sempere não consegue escapar dos enigmas envolvendo a morte de sua mãe, Isabella. O desejo de vingança se torna uma sombra que o espreita dia e noite, enquanto mergulha em investigações inúteis sobre seu maior suspeito – o agora desaparecido ministro Valls.

Os feios dessa trama aos poucos unem os destinos de Daniel e Alicia, conduzindo-os de volta ao passado, às celas frias da prisão de Montjuic, onde um escritor atormentado escreveu sobre sua vida e seus fantasmas; aos últimos dias da vida de Isabella, com seus arrependimentos e confissões; e a intrigas ainda mais perigosas, envolvendo figuras capazes de tudo para manter enterrados antigos esqueletos. 


Em uma Espanha sombria dos anos 50, temos um magistral desfecho de uma historia que deixou o suspense, assim como diversos sentimentos, latentes para saber seu desfecho.

Finalmente, depois de 3 livros, personagens e historias contadas, todas essas pontas foram fechadas nesse último livro. Finalmente descobrimos tudo sobre o amaldiçoado autor de livros de A Sombra do Vento, e sobre o passado de todos os seus sombrios personagens.

Esse livro me deu uma pequena vontade de conhecer a Espanha dos anos 50 e 60. Ainda que o país estivesse sob uma ditadura militar, e pós duas guerras mundiais e uma guerra civil. E que foi muito bem retratado esse governo e o pós-guerra na historia do livro.  

Foi fácil a identificação com os personagens, desde o primeiro livro. Com a Alicia então, ligação imediata. Já com o policial, que se tornou parceiro dela, não tanta a identificação de imediato. Mas ele é engraçado. Ao longo da historia são nos apresentados tantas coisas, personagens, reviravoltas, historias, que ao mesmo tempo em que é difícil se apegar a algo, de certa forma é fácil você se apegar a alguns personagens, com suas historias de vida tão tristes

Mas, ainda que o livro seja um tanto cansativo, pois demora a acontecer algo, já que a investigação ocorre em passos lentos, o mistério do livro é algo que te envolve, e te prende, pois o jeito que o autor aborda a historia, todos os personagens, o sumiço do ministro, a investigação, e a Espanha da época é muito bom! Você não desgruda da historia até descobrir tudo.

É uma leitura diferente do que já li. O Zafón tem uma pegada distinta bem diferente. Ele é um pouco mais lento, só que muito mais fluido no desenvolver da narrativa. Ele te envolve no mistério de uma maneira, que, como o personagem Daniel disse no começo do primeiro livro, ao ler a historia de A Sombra do Vento, ele leu em muito pouco tempo, assim como eu ao ler a historia dele.

Um ponto de vista bastante válido sobre os personagens, com vislumbre da guerra, de uma ditadura, e de tantos horrores vistos na época em que o livro é retratado, ao mesmo tempo tão real e visceral. As dores são sentidas. 


Titulo: O Labirinto dos Espiritos
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras 
Páginas: 680
Ano: 2017
Onde Comprar: 

Livro cedido pela editora para resenha.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top