Comentários
Mylla Santos Mylla Santos Author
Title: A RAINHA DO CASTELO DE AR: LISBETH PRECISA PROVAR SUA INOCÊNCIA, MAS QUEM VAI ACREDITAR NELA?
Author: Mylla Santos
Rating 5 of 5 Des:
A Rainha do Castelo de Ar reúne os melhores ingredientes da série: um enredo de tirar o fôlego, personagens que ficam gravados na ima...

A Rainha do Castelo de Ar reúne os melhores ingredientes da série: um enredo de tirar o fôlego, personagens que ficam gravados na imaginação do leitor e surpresas que se acumulam a cada página.
Mikael Blomkvist está furioso. Furioso com o serviço secreto russo, que, para proteger um assassino, internou Lisbeth Salander - na época com apenas doze anos - num hospital psiquiátrico e depois deu um jeito de declará-la incapaz. Furioso com a polícia que agora quer indiciar Lisbeth por uma série de crimes que ela não cometeu. Furioso com a imprensa, que se compraz em pintar a moça como uma psicopata e lésbica satânica. Furioso com a promotoria pública, que pretende pedir que ela seja internada de novo, desta vez - ao que parece - para sempre.
Enquanto Lisbeth recupera-se, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, Mikael procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. Com a ajuda de Mikael, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está o pai dela, um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.

A rainha no castelo de ar é o terceiro livro da série Millenium e, assim como seus antecessores, nos traz muitas emoções e mais revelações sobre o passado de Lisbeth. Ela está sendo acusada de crimes que não cometeu, por isso foi presa e aguarda julgamento. Como ela vai escapar dessa situação sem ter acesso a recursos tecnológicos e com gente muito poderosa querendo mantê-la presa?

É assim que Mikael ganha destaque, ele fará de tudo para ajudar Lisbeth e provar sua inocência. É um personagem que amadureceu ao longo da serie, pudemos acompanhar sua mudança ao longo dos livros, mas seu faro investigativo e seu senso de justiça se mantém ativo. Gostei muito de como ele usou a revista Millennium para expor alguns fatos importantes e assim mostrar a população algumas das coisas que estavam acontecendo. Isso é algo que esperamos que a impressa faça, mas nem sempre acontece.
Durante dois anos, mantivera-se o mais longe possível de Mikael Blomkvist. No entanto, ele parecia sempre acabar grudado na sua vida feito chiclete na sola do sapato, tanto na internet como na vida real. Na internet, até podia ser. Ali ele não passava de elétrons e letras. Na vida real, em frente à sua porta, continuava sendo aquele puta homem atraente. E ele conhecia todos os seus segredos, assim como ela conhecia os dele."
A aparência de Lisbeth continua chamando atenção e despertando julgamentos errados de alguns, como sabemos ela gosta de se vestir de uma maneira que a sociedade não acha convencional, com isso a julgam como uma pessoa não confiável. Além disso, outra marca de Lisbeth é sua personalidade forte, que não faz algo que não queira só para agradar outra pessoa, e, por esses motivos, aqueles que não a conhecem já a julgam culpada.  Ela se mantém fiel as suas crenças.
Sentiu que uma sombra gelada percorria a sala, mas interpretou-a como um sinal de medo e vergonha da paciente por trás daquela fachada impassível. Entendeu-a como uma indicação positiva de que, apesar de tudo, ela reagia à presença dele. Também estava satisfeito de o comportamento dela não haver mudado. Ela vai sabotar a si mesma no tribunal.
Annika, irmã de Mikael, ganha um grande destaque neste livro, têm um papel muito importante para a trama, acostumada a defender mulheres vítimas de violência se vê insegura quando o irmão propõe que defenda Lisbeth durante seu julgamento e assim acaba com uma grande responsabilidade nas mãos. 

Um tema comum aos três livros é a critica política-social bem presente em cada um deles, é incrível como o autor aborda sem que isso se torne cansativo ou repetitivo. Neste livro o tema é abordado de forma mais direta e clara. E nem por isso o livro deixa de ter uma narrativa fluída e envolvente, que te arrasta para dentro da trama. Este é o último livro escrito por Stieg Larsson, mas a série continua com os livros A Garota na Teia de Aranha e O Homem que Buscava sua Sombra, escritos por David Lagercrantz.

Esse livro também foi adaptado para o cinema por uma produtora sueca e Noomi Rapace novamente nos apresenta uma ótima Lisbeth enquanto Michael Nyqvist representa muito bem Mikael. O filme é muito fiel ao livro, recomendo que assista assim que terminar a leitura desse livro.

A série Millennium é para pessoas que gostam de livros que são um desafio.



TÍTULO: A Rainha do Castelo de Ar
TÍTULO ORIGINAL: Luftslottett som sprangdes
AUTOR: Stieg Larsson
EDITORA: Companhia das Letras
PÁGINAS: 688
ANO: 2015
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top