Comentários
Ayla Tereza Cruz Ayla Tereza Cruz Author
Title: A LUNETA ÂMBAR: O ÉPICO FINAL DA TRILOGIA
Author: Ayla Tereza Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Em todos os universos, forças se reúnem para tomar um lado na audaciosa rebelião de Lorde Asriel contra a Autoridade. Cada soldado...


Em todos os universos, forças se reúnem para tomar um lado na audaciosa rebelião de Lorde Asriel contra a Autoridade. Cada soldado tem um papel a desempenhar – e um sacrifício a fazer. Feiticeiras, anjos, espiões, assassinos e mentirosos: ninguém sairá ileso.

Lyra e Will têm a tarefa mais perigosa de todas. Com a ajuda de Iorek Byrnson, o urso de armadura, e de dois minúsculos espiões galivespianos, eles devem alcançar um mundo de sombras, onde nenhuma alma viva jamais pisou e do qual não há saída.

Enquanto a guerra é travada e o Pó desaparece dos céus, o destino dos vivos - e dos mortos - recai sobre os ombros dos dois. Will e Lyra precisam fazer uma escolha simples, e a mais difícil de todas, com consequências brutais. 


Um final épico para uma das melhores trilogias que tive o prazer de ler. A finalização é divina, cheia de detalhes, cheia de tramas, de tudo, que você não pode para de ler e voltar depois de um tempo, por que pode rolar de esquecer detalhes.

Com a guerra totalmente deflagrada, é o mais sombrio da trilogia. E no começo, mais sobrepujante também. Tem mais historias para se prestar atenção, mais detalhes, mundos paralelos, e bem mais intensos. Mas assim como o segundo livro, rapidamente se acostuma.

É maravilhoso ver o desenrolar da trama envolvendo a Lyra, Will e a Mary. Principalmente dessa última, pois é ela que irá ter o papel da serpente, na historia, ao colocar o pecado para a Lyra e o Will cometerem. Foi interessante ver a historia de Eva e Adão contada desse jeito.

O desenrolar do resto da historia também é muito interessante. Tem o fanatismo da igreja, querendo impedir a todo o custo o pecado de acontecer, para assim manter a estrutura não só do mundo da Lyra (pois é a igreja de lá que está querendo impedir), quanto à dos outros mundos também, já que irá afetar a todos. Como também ver a rebelião contra a Autoridade, que é o outro grande plot da historia, acontecer, é bem intenso.

A versão que se conta sobre Deus nessa trilogia é uma aula, se pegarmos por esse lado. Onde a Autoridade se faz presente de modo físico, e Lorde Asriel quer acabar com ela, pois a ditadura imposta por este poder, ninguém aguenta mais, tendo até anjos rebeldes contra a causa da tal Autoridade. E o modo como esse plot está intrinsecamente ligado ao da Lyra é maravilhoso.

Os mundos mostrados, pelos quais as crianças e os adultos vão passando, o jeito que tudo vai sendo construído para o grande plot twist, é sensacional. Esse livro, em resumo, é magistral. Assim como a trilogia, e as criticas embutidas. Vale a pena ler a trilogia completa. 

Título: A Luneta Âmbar
Autor: Philip Pulman 
Editora: Suma de Letras 
Páginas: 504
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon
Livro cedido pela editora para resenha.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

  1. Eu amei o seu resumo, ficou muito bom msm, mas poderia me explicar mais sobre o final do livro? Eu procurei sobre e não vi nada que falasse disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim sobre o final do livro? Você quer spoiler, é isso?

      Excluir
    2. Me enche de spoilers que eu não ligo... kkkk Tbm quero saber o final.

      Excluir

 
Top