Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: RELATOS DE UM GATO VIAJANTE: UM GATO, UMA VAN, UM GATEIRO E MUITO AMOR
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Há cinco anos um gato de rua foi acolhido por Satoru Miyawaki após um acidente de carro. Ele...






















Há cinco anos um gato de rua foi acolhido por Satoru Miyawaki após um acidente de carro. Ele deu ao gato o nome de Nana, “sete” em japonês, por conta de seu rabo dobrado em forma de 7. Mas agora, depois de anos de companhia, e por um motivo que ele não quer revelar, Satoru não poderá mais cuidar de Nana e precisa encontrar um novo lar para o gatinho. Para isso, ele entra em contato com seus melhores amigos da infância, do colégio e da faculdade. Ao empreender uma viagem para reencontrar cada um deles, Satoru vai contando partes de sua própria vida, e através desse percurso descobrimos como o amor de um gato por seu dono pode ser muito maior do que o esperado.
Narrado em vozes alternadas, esse romance emocionante e divertido nos mostra um jovem de grande coração e um narrador-gato muito esperto, numa amizade que desafia as fronteiras de um país e da própria vida. 




Se fosse possível, como o seu animal de estimação narraria a vida de vocês juntos? Partindo dessa premissa Hiro Arikawa conta as aventuras (e desventuras) de Nana, um gato vira-lata, e Satoru, um jovem nos seus vinte anos, em busca de uma pessoa disposta a adotar o gatinho cheio de manias.

Particularmente, eu amei Nana, mas minha preferência está mesmo com Satoru. Aos olhos do gato, ele é uma pessoa de um coração tão bom que enche a sala de tanta simpatia. Gostei de tê-lo conhecido, o tipo de personagem no qual você se inspira não porque é perfeito, mas tem aquele calor bom que a gente sempre quer mais.

No começo da história não está muito claro o porquê de Satoru querer se desfazer do gato, os dois se adoram e o homem é um típico gateiro que venderia tudo pelo seu amigo de quatro patas. Nana parece desde o início ter uma noção dos motivos pelos quais essa jornada deve ser feita, mas até ele parece não querer pensar muito nisso.

Esse é um típico livro de reencontros e viagem, mas não chega a ser clichê. As relações com velhos conhecidos são mais valorizadas do que as paisagens, há magoas sim para serem resolvidas, mas achei muito bonito como a verdadeira amizade está acima de todas elas, sem contar o amor pelos bichos, esse sim é imenso.

Nas últimas resenhas, de forma mais ou menos regular *risos* tenho tentado pensar em uma música para ir junto com os livros, algo que tenha me embalado a leitura, para esse eu escolhi “Katachi” do Shugo Tokumaru que ouvi pela primeira vez aqui. Não que a letra tenha muito a ver com o livro, mas o ritmo me fez entrar na história.


p.s.: O trabalho gráfico ficou incrível, como aliás tudo da Alfaguara.

AUTOR(A): Hiro Arikawa
PÁGINAS: 232


EDITORA: Alfaguara/Companhia das Letras
LANÇAMENTO: 2017
ONDE COMPRAR: Aqui

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top