

Há muito tempo duas famílias banham em sangue as ruas de Verona. Enquanto isso, na penumbra das madrugadas, ardem as brasas de um amor secreto. Romeu, filho dos Montéquio, e Julieta, herdeira dos Capuleto, desafiam a rixa familiar e sonham com um impossível futuro, longe da violência e da loucura. “Romeu e Julieta” é a primeira das grandes tragédias de William Shakespeare, e esta nova tradução de José Francisco Botelho recria com maestria o ritmo ao mesmo tempo frenético e melancólico do texto shakespeariano. Contando também com um excelente ensaio introdutório do especialista Adrian Poole, esta edição traz nova vida a uma das mais emocionantes histórias de amor já contadas.
Acreditem ou não, eu nunca havia lido ‘Romeu e Julieta’, o pouco que eu conhecia foi provido pelos filmes e pelo o que as pessoas falavam. Então quando tive a oportunidade de obter o livro pela Penguin Companhia me deleitei na leitura.
O livro é curto, com um capa que já nos faz lembrar da linda história, porém trágica desse casal tão famoso. Preciso admitir que fiquei surpresa por o livro ser tão breve, porém, a intensidade da paixão de ambos, torna as poucas páginas carregadas de diversas emoções.
O início do livro conta com um introdução de Adrian Poole, falando sobre diversos aspectos da obra de William Shakespeare, como a paixão entre o casal, sua trágica morte, sobre o local onde a fatalidade ocorre, a rivalidade entre as famílias e um pouco da escrita. É interessante essa leitura, pois nos faz refletir e observar com outros olhos essa obra tão famosa.
Então, adentramos no mundo de Romeu e Julieta, contado em prosa e verso na tradução de José Francisco Botelho. Nos emocionamos, rimos, e principalmente, sentimos as emoções contidas em cada palavra escrita por Shakespeare.
Por sim, temos as notas, que achei bastante interessante, pois traz referências e explicações para algumas cenas e atos ao longo da prova e verso.
Um livro curto, porém muito bem escrito e envolvente. Recomendo!
Título: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Editora: Penguin Companhia
Páginas: 248
Ano: 2016

