O ano de 2013 acabou faz pouco tempo, mas vale lembrar alguns objetos que se destacaram em momentos importantes das nossas séries favoritas.
*CONTÉM SPOILERS*
10. O cotonete (ou haste flexível para evitar merchan)
O que era: um inocente cotonete usado várias vezes pela Hannah (Lena Dunham), quando o TOC dela estava começando a perder o controle, ela perfura o tímpano e vai parar no hospital de calcinha e camiseta (vergonha alheia mode: ON)
O que o objeto causou: Perfurou o tímpano da jovem, fazendo com que ela fosse ao hospital e mais tarde fosse “salva” pelo Adam.
O que isso significou: Hannah tinha alcançado o fundo do poço com sua condição psicológica e perdeu o controle de sua vida, e seu estado mental. Foi uma cena bem incômoda, não apenas pelo desconforto físico, mas pela vergonha alheia da decadência que ela enfrentava. Como estava com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) ela inseriu o cotonete na outra orelha e começou a conta novamente, o ciclo vicioso.
9. A chave de fenda
Onde apareceu: Orange Is the New Black
O que era: Uma chave de fenda, que pode parecer uma ferramenta bem normal, mas quando nas mãos de um preso(a) pode facilmente virar uma arma. Piper (Taylor Schilling) a colocou no bolso sem perceber durante uma oficina em uma “oficina” e desencadeou uma busca pela ferramenta antes de ser usada como Skank.
O que o objeto causou: Virou o foco de todo o plot da primeira temporada de Orange Is the New Black. Na busca pela chave de fenda, Mendez (Pablo Schreiber) revistou (leia-se apalpou) Piper e Watson (Vicky Jeudy) foi mandada para a solitária por discutir com os guardas sobre a busca. Piper tentou se livrar da chave de fenda e isso lhe causou problemas com sua companheira de cela Miss Claudette (Michelle Hurst). E depois a ferramenta desapareceu. Depois ela volta para Piper por meio da Big Boo (Lea DeLaria), que a estava usando como vibrador. Big Boo depois faz Piper usar a chave como arma contra Doggett (Taryn Manning).
O que isso significou: As coisas estavam esquentando na guerra entre Piper e Doggett a ponto de que foram usadas armas. Enquanto Piper não usou a chave de fenda, ela foi atacada por Doggett com um crucifixo afiado, apesar de Healey (Michael J. Harney) ter visto a disputa, ele deu as costas e saiu fora. Piper chutou Dogget na virilha e acabou com a raça dela na porrada. Estar na prisão mudou Piper? Ela estava tentando manter sua promessa em dar a Doggett dentes novos? Ou será que Piper se tornou selvagem (miau) para conseguir sobreviver?
8. O cartão da Cytron
Onde apareceu: Scandal
O que era: Um cartão eletrônico usando em uma máquina de caçar níquel que funcionava como aparelho de votação. Esse cartão em particular foi usado em Defiance, Ohio e permitiu com que uma conspiração roubasse a eleição presidencial, elegendo Fitzgerald Thomas Grant III.
O que o objeto causou: Causou um monte de treta, incluindo: o assassinato de sete empregados no QG da Cytron, feitas por ordem de Hollis Doyle (Gregg Henry); o enquadramento de Lindsay Dwyer (Katie Lowes) pela explosão, leva-a a se tornar a então Quinn Perkins com a ajuda de Olivia Pope (Kerry Washington) e Huck (Guillermo Díaz); a tentativa de assassinato de Fitz (que leva um tiro na cabeça de um sniper); uma investigação do repórter James Novak (Dan Bucatinsky) e o advogado David Rosen (Joshua Malina) que ameaçou derrubar a administração presidencial, o que levou Cyrus Beene (Jeff Perry) mandar matar James, seu marido.
O que isso significou: Fitz, o presidente, cometeu assassinato quando a juiz da suprema corte Verna Thornton (Debra Mooney) confessou tudo que aconteceu em Defiance e o envolvimento dela em sua tentativa de assassinato e disse a Fitz que ela planejou revelar tudo para David para preservar seu legado frágil. Fitz a sufocou com um travesseiro e perdeu toda fé em Olivia por roubar o povo americano e perder sua fé em sua própria habilidade de ser eleito legitimamente. Depois de muitas intrigas (Shondinha eu ainda te pego!) Cyrus conseguiu o cartão da Cytron no final da temporada e o quebrou em mil pedacinhos.
7. O carro
Onde apareceu: Downtown Abbey
O que era: Um carro chiquetoso, comprado por Matthew Crawley (Dan Stevens) como presente de lua de mel depois do rala e rola com Lady Mary (Michelle Dockery). Matthew deu um role bacanudo pelo campo lindo e magniífico das Inglândia depois de conhecer seu filho e herdeiro, com a vida toda pela frente. Pera, o que aquele caminhão de leite está fazendo?
O que o objeto causou: o carro bateu e capotou, depois do jubilante Matthew desviou para evitar um caminhão de leite que vinha bem devagar, matando Matthew e acabando com as esperanças e sonhos da grande propriedade.
O que isso significou: Uma das imagens finais da terceira temporada foi a morte de Matthew, sendo que ele estava no momento mais feliz de sua vida. Ele transformou a mãe de primeira viagem Lady Mary, ainda felizona com o bebezinho cuti cuti nos braços, em uma viúva e trouxe um problema de sucessão e herança mais uma vez, considerando que o bebê é apenas um bebê.
6. O “aparelho” de vidro
Onde apareceu: Masters of Sex
O que era: Ulysses, um dildo de vidro que também servia como lente de aumento, vibrador, luz branca e, mais tarde, câmera, foi uma invenção de Bill Masters (Michael Sheen) e foi bem útil durante sua pesquisa com sua assistente Virginia Johnson (Lizzy Caplan).
O que o objeto causou: Ulysses simplesmente revolucionou a pesquisa em sexualidade humana, permitindo com que fossem tiradas fotos das reações femininas durante o ato, desafiando mitos e mentiras sobre mulheres e o corpo humano. Ele também causou bastante com o reitor da universidade Barton Scully (Beau Bridges) o viu pela primeira vez, afinal a primeira vez a gente nunca esquece.
O que isso significou: Era problemático e cheia de tabus a pesquisa que Masters e Johnson resolveram desvendar e Ulysses trouxe a luz clínica e científica a um dos maiores mistérios do comportamento humano, a sexualidade.
O que era: Uma bolsa da grande corredora em salto alto Elizabeth Childs (Tatiana Maslany), que pulou em frente a um trem de metrô em movimento enquanto a canastrona Sarah Manning (também feito por Maslany) ficou só olhando, impressionada em ver uma mulher idêntica a ela cometer suicídio.
O que o objeto causou: A bolsa ligava Sarah a Beth, mesmo que por um curto período e fez com que Sarah roubasse a identidade de Beth, graças ao celular, chaves e documento que Beth deixou para trás depois de pular.
O que isso significou: Que Sarah não estava sozinha e que tinha um jeito de fugir do namorado malvadão Vic (Michael Mando) e talvez criar uma vida melhor para ela e a filha, Kira (Skyler Wexler). E também que os clones tem fortes tendências a terem problemas de instabilidade mental. A bolsa causou na primeira temporada, fazendo com que Sarah encontrasse vários outros clones (todos interpretados pela Tatiana Maslany!). Ou seja, a treta só estava començando.
Onde apareceu: The Good Wife
O que era: Um bloco de anotações, usado por Will Gardner (Josh Charles) enquanto ele preparava seu depoimento sobre sua amada e companheira de trabalho, Alicia Florrick (Julianna Margulies), no tribunal.
O que o objeto causou: Fez com que Will imaginasse várias opções de perguntas, mostrado em uma “árvore de decisões” (nome do episódio - Decision Tree) que ele criou. Também vimos toda a preparação necessária para questionar uma testemunha e o processo complexo que isso traz. Mas o mais importante foi que pudemos ver como funciona a mente de Will e os conflitos de suas percepções de Alicia. Sambou, como sempre.
O que isso significou: Entre flashbacks para um tempo em que tudo era mais feliz - e mais sensual - entre ele e Alicia e foram projetadas soluções das perguntas dele no tribunal, fazendo um retrato do conflito interno de Will. Quanto ele queria punir Alicia por deixar o escritório? E, mais ainda, quanto isso implicava na relação dos dois? A sequência que vemos demonstra como a hostilidade envenenou a dinâmica puro amor entre os dois.
Onde apareceu: Homeland
O que era: Uma caneta permanente usada pela Carrie Mathison (Claire Danes) super grávida na finale da terceira temporada depois de Andrew Lockhart (Tracey Letts) lhe negar o pedido de acrescentar um símbolo a Brody, falecido, na parede feita para o memorial de todos os mortos no ataque à CIA.
O que o objeto causou: Carrie usou a caneta para desenhar uma estrela na parede que honrava os membros da CIA que foram mortos no ataque, mesmo contra a vontade do novo mandachuvas no pedaço. Carrie pichadora maloqueira!
O que isso significou: Que Carrie viu Brody se redimir por suas ações no Irã e que ele devia ser reconhecido como herói, um fuzileiro naval que foi torturado por oito anos e foi corrompido contra seu país, mas que no final das contas, cumpriu sua missão. Foi uma tentativa de lembrar de Brody e honrá-lo, ao invés de fazer com ele fosse esquecido. Foi uma tristeza arrebatadora para nós, fãs, afinal o que vai ser de Homeland sem Brody?
Onde apareceu: Game of Thrones
O que era: Uma faca empunhada por Black Walder Frey (Tim Plester) durante o Red Wedding, em que os Starks foram traídos por ele, os anfitriões no casamento de Edmure Tully (Tobias Menzies).
O que o objeto causou: Simplesmente acabou com a vida de Catelyn Stark (Michelle Fairley) que foi morta brutamente por um dos Freys. Depois de os Freys matarem o filho deles, Robb (Richard Madden), e sua mulher grávida (Talisa (Oona Chaplin), Catelyn tentou escapar fazendo de uma menina Frey sua refém. Mas ela cortou a garganta da pobrezinha quando ficou claro que não tinha jeito. O inverno finalmente havia chegado para os Starks.
O que isso significou: Que quando a gente pensa que nada vai ficar mais brutal para os residentes de Westeros, fica, bem pior. E isso elevou as apostas na história, ressaltando que ninguém no mundo de George R. R. Martin está a salvo, mesmo que seja um personagem importante, ele não está nem aí. Essa matança toda também contribuiu para o final do papel da família Stark na Guerra dos Cinco Reis. Valar morghulis.
O que era: Um inocente pacotinho de adoçante, o vício quase a ponto de TOC da chefona das drogas Lydia Rodart-Quayle (Laura Fraser) sempre que pedia seu chá de camomila com leite de soja (eca!), mas que na verdade continha ricina.
O que o objeto causou: A ricina escondida matou Lydia na series finale, pois ela não tinha percebido que Walt havia colocado o veneno antes de encontrar com ela no café, já que ela estava tentando matar Walt. (Toma essa, bitch!). Quando ela ligou para o cúmplice Todd (Jesse Plemons) sem saber que Jesse (Aaron Paul) já havia matado o pêra-com-leite. Foi Walt que atendeu o telefone e deixou Lydia apavorada, pois sua aparente gripe ia matá-la.
O que isso significou: Que ninguém mexe com Heisenberg, bitch. Simples assim.
Fontes: IMDb, Buzzfeed, Banco de Séries.
Fontes: IMDb, Buzzfeed, Banco de Séries.









