Tô no chão.
Escrever a review dessa Season Finale (diga-se de passagem, épica) de Sleepy Hollow talvez seja a tarefa mais difícil que eu tenha que fazer aqui no Diário de Seriador, mas um episódio tão bom merece ser comentado de todas as formas possíveis e não medirei esforços para expressar minha opinião em cada um dos inúmeros parágrafos que essa review terá.

Para começo de conversa, o episódio foi duplo e eu já estava nervoso a partir daí. Desde o episódio 9 ou 10 que Sleepy Hollow dá tapas na minha cara e me deixa no chão, o episódio 11, Vessel foi um exemplo de como uma série pode ser de suspense e terror ao mesmo tempo, qualificando o programinha da FOX como - me julgue quem quiser mas minha opinião não muda - a melhor série que o canal já criou. Claro, eu sei que temos aqui defensores de Firefly, Glee ou The Following, mas nenhuma delas ousou tanto quanto Sleepy Hollow abusou. A forma como o sobrenatural foi abordado na série, coligado à uma teia conspiratória para a liberação do apocalipse funcionou tão bem que quase não dá para acreditar que Supernatural, em seus dias bons, utilizou do mesmo plot.

Comentando o episódio 12, estamos em busca de um mapa que, teoricamente, abriria um portal entre o mundo real e o purgatório. Tudo bem que a história é um pouco absurda, especialmente pela teoria que George Washington teria tais "poderes", mas ok, essa deu para engolir. O problema é que Moloch, esperto do jeito que é, enviou seus capetinhas para impedir as testemunhas de pegarem tal mapa, o que claro, não funcionou. Foi um tanto quanto surreal que a tumba de G.W. funcionasse com tantos mecanismos "avançados" tendo em vista o período em que foi construída, mas a maçonaria já tinha muitos recursos naquela época então eu apenas deixei isso de lado. Acaba que Ichabod "destroi" o mapa e todo mundo acha que acabou e ficou tudo bem.
Só que não.
Já no Season Finale, Abbie recebeu uma agendinha de Irving (que confessou os crimes para poder salvar a filha, um plot só para encerrar a história mesmo) que continha anotações sobre encontros entre o padre e o antigo parceiro de Abbie, e ela entrega o trabalho para Jenny. A partir daí tivemos o início de um samba que só acabou porque a série precisava hiatar. Ichabod, com sua memória fotográfica, fez o favor de recriar o mapa e iniciou seu plano para resgatar Katrina, o que resultou em um desastre a partir do momento que Abbie tinha que ficar lá no lugar da macumbêra, qual é Ichabod? Até eu tinha previsto essa. O problema é que, o tempo inteiro eles estavam fazendo tudo o que Moloch queria e precisava que fosse feito.
E o samba mestre ficou por conta de: JOHN NOBLE!

Santa Bárbara Virgem! Precisei de água gelada na cara para me recuperar depois dessa. Como assim? Vamos ter que rebobinar a fita aqui para não dar multa, vem comigo: Primeiramente, Katrina namorava com Abraham Lincon, melhor amigo de Ichabod Crane, então ela se apaixonou por Ichabod e o escolheu ao invés do Abraham #vadia, e isso acabou resultando numa guerra entre ele e Ichabod. Katrina já estava grávida nesse meio tempo, e utilizou suas últimas forças para realizar o feitiço que permitiu que Ichabod "não morresse". Já quase entrando em trabalho de parto, ela recorreu à um Coven, onde a ancestral de Abbie realizou o parto e tudo mais, e teoricamente, eles deveriam estar seguros de Moloch. O que aconteceu a partir daí foi só desgraça: Moloch aprisionou Katrina e Jeremy viveu sem pais a partir daí, onde começou a usar seus poderes herdados de sua mãe para se defender, e foi enterrado pelo próprio Coven de onde antes havia sido trazido ao mundo. Como consequência disso, Moloch trouxe Jeremy de volta à vida, e este se aliou à Abraham, onde prometeu entregar a sua mãe assim que ela fosse solta do purgatório. Resumindo: MOLOCH É O GÊNIO DO SAMBA.

A única coisa que eu achei ofensiva nesse episódio inteiro foi o jeito como as coisas acabaram. Foi um final excepcional e funcionou perfeitamente com a ideia que a série passava, mas convenhamos: PASSARAM 12 EPISÓDIOS PRA SOLTAR KATRINA E QUANDO SOLTAM ELA É RAPTADA DE NOVO?! Ah me poupe! Outra, como assim Sleepy Hollow só volta em Setembro? Tá de onda comigo é FOX?
Anotações do Ichabod:
- Meu celular não tem sinal num local aberto, mas o da Abbie funciona perfeitamente numa floresta. Intrigante;
- Promessas para a nova temporada: Não confiar em gente idosa. Podem ser meus descendentes;
- Postei no facebook que estou trancado no caixão e uma mulher chamada Delphine comentou as exatas palavras "Eu te entendo colega, Marie Laveau me trancou também". Outra pessoa "curtiu" a minha publicação, acho que o nome era Stefan Salvatore. Preciso criar um grupo no Whatsapp para conversar com essas pessoas.