Nesta semana a notícia de que a Machinima pagava 3 dólares extras para quem falasse bem do Xbox One repercutiu na internet. Tudo começou com um tweet (já deletado) de um diretor da Machinima britânica, mostrando a promoção, que dizia que se você postasse um vídeo com os 30 segundos finais com gameplay do Xbox One, e com a tag ''XB1M13'', você ganharia 3 dólares a mais a cada 1000 visualizações em seu vídeo.
No contrato da Machinima, você era proibido de falar algo de errado no console ou até mesmo da empresa. A promoção foi encerrada após os vídeos com a tag chegarem em 1,25 milhão de visualizações.
Uma nota oficial emitida pela Microsoft diz que eles não sabiam os contratos individuais que a Machinima tinha com seus usuários, além da propaganda comum.
Mas também como a Microsoft, documentos vazados mostram que a EA fazia o mesmo com um programa chamado Ronku, onde você ganharia dinheiro extra ao mostrar jogos da companhia, ou até mesmo novidades, como o Levolution no Battlefield 4. Nesse contrato o participante poderia receber até 10 dólares extras a cada 1000 visualizações em um limite de 3 vídeos veiculados ao Ronku.
Um vídeo postado hoje pela Machinima diz que isso é algo comum entre qualquer empresa, mas que esses acordos não influenciam em seus vídeos de gameplay casual. Você pode conferir o vídeo abaixo:
