A saga Need for Speed tem sofrido altos e baixos ultimamente. O que começou como um dos melhores games de corrida
de todos os tempos, Underground, a qualidade e fanatismo pelos jogadores
começou a cair drasticamente. Need era um marco na história dos games de
corrida pelo fato de dar a liberdade do jogador fazer o que quiser com seu
carro, pintar, colocar adesivo, melhorar performances, tudo isso girava em
volta do tunning! Claro que a trilha sonora ajudava nisso, clássicos como Get
Low se alavancaram com o próprio game.
Só que hoje em dia esses fatores
não estão mais aparecendo na franquia e ela sofre de bipolaridade. Os
desenvolvedores não sabem se Need pensa mais para o lado simulador (Shift) ou
arcade (os clássicos). A Ghost Games
resolveu renovar e trouxe a tunagem de volta dessa vez misturando elementos de
jogos antigos como Most Wanted, com as perseguições policiais, o gráfico bem
feito de The Run, e a história... Bem a história não dá pra falar muito.
O sistema de Need for Speed
Rivals é aquela história clássica de policia e ladrão, na qual você pode
acompanhar ambas em Redview, cidade fictícia em que se passa o game.
Basicamente é isso, não há nenhum tipo de aprofundamento na história, não é ela
quem te fará preso por horas na frente do videogame. A falta de personagens
carismáticos ou pelo menos sequencias boas para continuar o enredo ajuda a ser
baseada em uma brincadeira de criança.
Como eu disse, é possível
acompanhar ambas as visões, tanto policial quanto corredor clandestino. Isso é
com certeza uma diferenciação tanto na jogabilidade quanto no ritmo de jogo,
mas antes de mais detalhes entenda o
seguinte: Rivals tem uma mecânica chamada All Drive, ela é uma pequena amostra
do que os jogos da oitava geração pode ser. Tudo está conectado, tudo é online,
inclusive a campanha ‘’off-line’’. Ou seja, se cruzarmos com um corredor
apontado no mapa ele não será inteligência artificial e sim um jogador como
você, ele está no mesmo mundo que você, assim desafios mano-a-mano podem ser
feitos, claro com opções de aceitar ou recusar.
O All Drive também serve para o
policial, ele poderá receber chamadas para perseguir alguém ou te perseguir,
torça para não se encontrarem. Só que existe um grotesco problema nisso. A
conexão! É online o tempo todo, se alguém do outro lado do mundo entrar na sua
partida causará lags excessivos e quedas do Server, isso não é nem um pouco
gratificante. A única coisa boa é que seus especiais voltarão cheios,
exatamente, o carro possui compartilhamentos e com eles podemos escolher o que
queremos por desde sistemas para parar o funcionamento dos motores do corredor
que estiver na sua mira, deixar correntes com pregos para furar o pneu de quem
passa por aquela região até super turbo que dá a leve sensação de estar em
Velozes e Furiosos.
O mundo é grande e totalmente
feito para se andar livremente. Só que a cidade de Redview fica tediosa por
falta de jogadores e na maioria das vezes os jogadores não querem ser
desafiados por estarem fugindo da policia ou completando suas Speedlists.
Speedlists funciona como uma lista de a fazeres, nela escolhemos os nossos
objetivos para serem completamos ao invés de só andarmos por ai e dos mais
diferentes tipos e são com elas que passaremos de capítulos e dar continuidade
a história. Se você estiver sendo perseguido, existem esconderijos espalhados
pelo mapa e é neles que você se esconde e se por um acaso for pego seus
Speedpoints serão perdidos, esses que são a pontuação por velocidade e ganhar
um evento, com eles que é possível mudar o visual e desempenho do seu carro,
ele é o dinheiro do game.
A cada nível que aumentamos, pelo
menos no inicio, ganhamos um carro. Existem ao todo vinte e três para o
corredor e setenta e um para os
policias. Não muitos, mas não são poucos, é uma quantidade razoável para
quantidade de horas de jogo. Existem os carros civis, que não ajudam em nada
apenas para fazer o corredor passar raiva. Cada carro tem seu desempenho
diferente, um deles é a durabilidade, os carros iniciais são feitos para se
passar raiva e não ter uma gratificação, com apenas 120 km/h já podemos
destruir nosso veiculo. Os controles são simples, não exigem muito do jogador
para usa-los e são precisos, então a gameplay por si só é boa e por incrível
que pareça tem um feeling interessante, algo que amantes de velocidade vão
notar.
Rivals usa o motor gráfico
Frostbite 3, o mesmo usado em Battlefield 4. Não há muito que falar a não ser
que é bonito, existem umas melhoras claras tais como diminuição de serrilhado,
mas por outro lado alguns cenários a longa distancia, as paisagens, são um
pouco embasadas. Mas efeitos de iluminação e detalhes nos carros são lindos, é
incrível ver um pôr-do-sol. Lembrando que existem diferenciações climáticas,
mas não são em tempo real e sim em determinadas regiões de Redview, algo que
deixa a ambientação bem feita, desertos, áreas com nevadas e outras arbustivas,
etc.
A trilha sonora não é original,
na maioria das vezes são musicas remixadas, essas que vão desde musicas indies
como Bastile – Pompeli até as mais conhecidas. A dublagem é boa, só por ser
dublada em português brasileiro já fica como um ponto positivo. Algo legal a se
falar sobre as falas no jogo é a comunicação entre os policiais, logo quando te
verem eles entrarão em comunicação e vão descrever o seu carro para outros
policias além de pedir reforços, etc. é no mínimo interessante. O barulho dos
motores, o som do turbo sendo ativado, é bom de se ouvir, você sente um
corredor, se é que posso dizer assim.
Need for Speed Rivals é um tiro
cego. Ele possui suas mecânicas diferentes que tentam renovar a franquia com o
mundo totalmente online, jogadores competindo contra você em tempo real e os
gráficos estonteantes, mas por outro lado esses fatores tem seus erros como as
constantes quedas do server, falta de jogadores e lag que podem travar seu
jogo. É um jogo bom pra quem gosta de corrida e se divertir um pouco dirigindo
carros velozes, mas ao mesmo tempo não vale a compra, não imediatamente. Há
muitas coisas que devem ser melhoradas. Pense no que falei nessa analise e veja se você compraria ou não, espere o preço abaixar ou espere por melhorias via atualização.
Se você gostou, tem alguma critica ou sugestão, comente! Até a próxima.
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