Comentários
Andressa Piccinini Andressa Piccinini Author
Title: [REVIEW] HAVEN - S04E13: THE LIGHTHOUSE [SEASON FINALE]
Author: Andressa Piccinini
Rating 5 of 5 Des:
Era o final que eu previa. Não o que eu queria. Haven vem vindo de uma ótima 4 temporada. [Diga-se de passagem, de uma ótima tempor...

Era o final que eu previa. Não o que eu queria.

Haven vem vindo de uma ótima 4 temporada. [Diga-se de passagem, de uma ótima temporada de temporadas.] e admito que essa season finale não me pegou tanto de surpresa. Era o que eu pensei que pudesse acontecer, mas tinha meus dedos cruzados para que não acontecesse. 

O episódio começa onde o anterior terminou. Audrey está prestes a devolver ao Duke [sempre o herói, sempre o cara que se ferra.] sua perturbação. Quando ela o faz, temos um flashback da época onde ela e Willian eram um casal. Eles estão nadando e rindo e sendo felizes e Audrey sente essa felicidade. A única pessoa que percebe: Duke. Como se isso não bastasse, ele deve matar o pai do bebê para terminar com a perturbação. 

É nesse ponto que quero deixar um comentário: Eric Balfour, o ator que dá vida ao Duke, consegue nos mostrar toda a dor e arrependimento que o personagem sente em matar o homem. Ele não quer aquilo, ele não quer aquela maldição. Mas ele aceita esse fardo, porque ninguém mais aceitaria. E ele é um líder. Alguém que faz o que precisa ser feito, por mais quebrado que esteja por dentro, e por mais que a atitude vá destruí-lo ainda mais.  Então palmas para o Duke, melhor personagem da temporada! Melhor crescimento, melhor atuação e melhor trama! [eu já amava o Duke! Não é novidade isso que estou falando.] 

Voltando ao episódio, descobrimos o verdadeiro nome de Audrey Parker, aka Lucy, aka Lexie, aka Sarah. A original tem o nome de Mara. [sim, eu esperava algo mais sinistro!]. E não só isso. Descobrimos que Audrey, Willian e Jennifer não nasceram nesse mundo. Eles vieram de outro mundo, que assumo não seja o celeiro. A pergunta que fica é: qual mundo e de onde é ele? Além desses três, há alguma outra pessoa perdida em Haven que também veio desse outro mundo e, os quatro, juntos, podem abrir a porta para mandar Willian de volta de onde ele NUNCA deveria ter saído. Agora, quem chutou certo a pessoa levanta a mão. o// Sim, Dave é a quarta pessoa e revela que, toda vez que a porta é aberta, ele sente um impulso de pular. E ainda avisa: não abram a porta. Se está ruim com o Willian, pior vai ser quando abrirem. 


Willian e Audrey finalmente se encontram depois da memória dela começar a voltar. Temos mais um flashback mostrando um pouco mais do casal e eu tenho que admitir que eu gostei do casal Mara e Willian. Eu simpatizaria com eles se Audrey e Nathan não existisse. Mas enfim, acredito que a cena se passa por volta do século XIV/XV, o que nos leva a pensar que Audrey é velha e já teve outras vidas as quais não sabemos nada. 

Complicado para mim fazer esse review por que foram tantas coisas acontecendo que até eu estou perdida no que estou escrevendo. Mas bem, Duke começa a ter um tipo de reação ao que Audrey fez com ele. E quando nosso herói toca a grama ela começa a ficar negra. Sabemos depois que, palavras de Willian, todas as perturbações que a família dele já absorveu estão se tornando uma só. Basicamente Duke é um homem morto. 


Durante todo o episódio temos flashes do que parece ser a consciência de Mara querendo aflorar. Mas devo dizer que Audrey luta forte para que não acontece. Você pode perceber no olhar um certo brilho quando Willian começa a contar sobre o poder que ela tinha. Ela até mesmo pede a Nate que lhe derrube, o que a primeiro olhar é para que Will também fique inconsciente, mas, olhando mais profundamente, acho que para adormecer Mara também.

Outra personagem que me deixou muito feliz por toda temporada, e não me decepcionou nesse episódio foi Jennifer. A garota foi de maluca para heroína em 13 episódios. Mais de uma vez ela consola Duke, dizendo que tudo ficará bem. E provando que ela é a garota certa para ele. [perdeu Audrey, agora baba baby]. Não só isso, ela é a única pessoa que consegue focar-se na missão sem perder a razão colocando os sentimentos sobre. Em vários momentos ela coloca o grupo focado. Por mais que ela perca o foco quando Duke começa demonstrar o quanto quebrado ele está por dentro. 


Após muito problema e distração, o quarteto finalmente está em posições e pronto para abrir a porta. Duke está morrendo, Dave está querendo fugir e Willian está tentando barganhar. Ele se mostra aterrorizado com o local que será enviado e volta a dizer o que Dave falou: há algo bem pior lá dentro do que ele. Mas não teve volta, Jennifer abriu a porta, usando o livro como uma espécie de chave, e Willian foi jogado para dentro. Não antes de um momento em que Audrey diz: Nathan não deve fazer isso... [todo mundo achando que ela quer perdoá-lo...] eu devo! [todo mundo comemorando que Audrey ainda é Audrey e chegando se tem tempo de dar tudo errado.] Audrey empurra Willian que se segura em Parker e... Choques depois, [aqueles que acontecem toda vez que eles se tocam] Will cai para um grande buraco com névoa. 

Logo que Jennifer fecha o portal ela fica apavorada. E nesse momento eu fico apavorada. Ela confirma o que Dave e Willian disseram: há algo muito pior e que eles nunca deveriam ter aberto aquela porta. E, se não bastasse isso... Ela morre. Sim! Bem, é o que parece. Ela pare de respirar [e eu começo a gritar como louca] e Duke começa a tentar trazê-la de volta. Mas, se não bastasse Jenny morta, Duke tem mais uma reação e começa a sangrar pelos olhos. E é nisso que todos se perguntam o que está acontecendo com Duke. Mara tem a respostas. Sim, vocês leram direitinho. Audrey passou os 42 minutos de episódio sendo Audrey. Porém quando foi tocada com Willian, Mara ressurgiu. Ela ainda diz que Duke é um homem morto e finaliza: Quem irá me ajudar a trazer Willian de volta?

E bem, se fosse ficar aqui escrevendo cada coisinha que aconteceu no episódio ficaria até amanhã digitando. E duvido que alguém fosse ler ainda por cima. Como nunca fiz um review de season finale, esse foi meu primeiro, eu espero que esteja bem explicadinho, cheio de spoilers e comentários. Foi uma ótima season de Haven, mesmo que esse final tenha destruido meu coração em milhares de pedacinhos, agora só o direito está funcionando [whovians entenderão]. Eu acho Haven uma das melhores séries que tenho em minha grade, com toda certeza, uma série que merecia mais atenção. Agora é esperar pela renovação [rezar para que venha] porque Mara está parecendo ser a maior vilã que Haven já teve e duvído que seja fácil para-lá. Outra coisa a ser colocada em nossas orações é que Duke e Jennifer fiquem bem! Jenny foi uma ótima aquisição para a série e há muita coisa sobre ela que não foi revelado e Duke... Bem, eu amo o Duke. Ele é demais! 


Foi ótimo estar com vocês durante essa temporada! E que venha a 5ª!! [todo mundo rezando junto que tenha uma quinta temporada!] 

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top