Comentários
Diário de Seriador Diário de Seriador Author
Title: Cantinho Nerd - Richard Castle - Heat Wave
Author: Diário de Seriador
Rating 5 of 5 Des:
Que Castle tem atingido fama cada vez mais crescente entre os seriadores não é novidade alguma. A série da ABC vem ganhando notoriedade, ...
Que Castle tem atingido fama cada vez mais crescente entre os seriadores não é novidade alguma. A série da ABC vem ganhando notoriedade, fãs e nos dá em troca, além de uma série maravilhosa, detalhes como...Livros!

Mas, para entender essa história toda, precisamos ir no cerne do que compõe o livro. No sucesso da ABC, Richard Castle (Nathan Fillion) é um escritor de Best Sellers que, por ser amigo do prefeito, começa a acompanhar a detetive da NYPD, Kate Beckett (Stana Katic) para fazer uma “pesquisa” para o seu próximo livro que teria a personagem principal inspirada na mesma. Assim surge a detetive Nikki Heat e vemos, na série, o lançamento do primeiro livro da série, Heat Wave, entre o fim da primeira e inicio da segunda temporada.

O detalhe é que a ABC teve a brilhante ideia de marketing, e que todos os fãs agradecem, de lançar os livros da série na vida real. E a ideia deu mais do que certo. Heat Wave estreou em 26º na lista de bestseller do New York Times, em poucas semanas subiu para 6º posição e, além de tudo, fez aumentar a popularidade da série! Ponto pra eles!

O livro foi lançado em 2009 pela Editora Hyperion, em inglês, e mostra basicamente Nikki Heat, uma detetive linda e durona, da Policia de Nova York investigando o caso da morte de um magnata do mercado imobiliário, Matthew Starr, que pulou ou foi jogado da sacada do apartamento onde morava. O apartamento era repleto de obras de arte, uma filha, uma babá Escandinávia e uma esposa cheia de botox. Existe ainda um homem chamado Noah Paxton que tentava cuidar da situação financeira de Matthew que ia de mal a pior. Esse é o enredo do caso e a investigação seria mais simples se não houvesse dois fatores integrando a história: Uma das maiores ondas de calor da história de Nova York (Heat Wave, BOYA!) e se o jornalista ganhador do Pulitzer Prize, Jameson Rook, não estivesse seguindo a Detetive Heat para compor uma matéria jornalística sobre a mesma.

O livro pode não passar de apenas uma história policial para quem não assiste a série.  Mas a beleza e show realmente se fazem valer para os fãs da mesma onde, então, é possível perceber claramente que muitas das cenas são realmente inspiradas no show e no relacionamento Caskett, que todos os personagens são retratados de forma perfeita e que o livro, assim como a série, preza os detalhes.

Heat Wave parece, na grande realidade, com um episódio de Castle transcrito em 208 ou 274 páginas (depende da versão). Todo o processo investigativo que vemos em 43 minutos na série são transcritos de forma detalhada e cronológica para o livro. Ele retrata os passos da investigação, suspeitos errados, Rook (o Castle do livro) ajudando na investigação e flertando com a Det. Heat (Beckett), Raley (Ryan) e Ochoa (Esposito) são duas figuras a parte no livro e lendo você percebe perfeitamente quem é quem na série. Eles retratam a personalidade, os trejeitos, as manias, tudo de forma perfeita. Além disso, o bromance dois recebe um nome! Eles são frequentemente chamados de Roach no livro e eu achei isso absolutamente genial.

Ao contrário da série, Heat Wave é narrado pela própria Heat e, semelhante ao que acontece na série, ela passa o livro dividida entre o aborrecimento com Rook e o fato de estar começando a se sentir atraída pelo mesmo. Porém, como os fãs já sabem, no livro as coisas entre dos dois acontecem de forma bem mais rápida do que na série. Para alegria internacional da nação.

Os detalhes são marca registrada e motivo de surtos para mim, digo, para os fãs. Se você sofre de OCD (Obssessive Castle Disorder), você sabe o efeito das dedicatórias dos livros. Lembrem que o autor dos livros é O Richard Castle. Logo, as dedicatórias vêm endereçadas à NYPD, Montgomery (choros sem fim) e, evidentemente, para a extraordinária Kate Beckett. Aí, eu te pergunto: Como não amar essa série, esse livro e essa produção!? O cuidado dos produtores do livro com detalhes como esse, com a bibliografia fictícia presente no livro, o cuidado na escrita para manter a personalidade dos personagens aderidas à ele... É admirável.

Não serei hipócrita. Não é lá o melhor livro policial do universo, mas é uma leitura que vale a pena. É exatamente o que eu esperava que fosse um livro escrito pelo Castle. Romance, mistério, reviravoltas e doses bem....105..digo, picantes incorporam o livro e fazem a leitura bem agradável.

Até mesmo para aqueles que não são fãs da série o livro é bacana, sim. O caso é legal, bem bolado e cheio de reviravoltas. Um caso policial clássico e, se você gosta da parte investigativa: Vá em frente. Porém, indico a leitura mesmo para os fãs. Nada como ler as cenas imaginando Castle e Beckett, visualizando Nathan e Stana e sonhando com o dia que algo parecido possa acontecer na série.

Porém vamos ao lado negativo: O livro não existe traduzido para o português. Ele se encontra a venda no Brasil, porém, na versão em inglês. Mas a escrita é tranquila e mesmo que você, assim como eu, não seja fluente na língua dá parara arriscar sim. E porque não começar a ter mais proximidade com a língua em livros como esse? Perfeitamente possível! Então...aproveite e mergulhe no universo de Rook e Heat você também! Termino com uma frase que eu amo do livro:



"Por exemplo, o que acontece quando aquele duro revestimento que você criou para proteger sua parte mais vulnerável se torna tão impenetrável que aquela parte não pode ser alcançada nem mesmo por você?"


 PS1: A dedicatória desse livro é “Para a extraordinária Kate Beckett e todos os meus amigos da 12th”

PS2: Se você ler a versão do livro mais “simples” disponível para a venda na Saraiva e na Cultura, você não encontrará nada de mais na página 105. As coisas nessa versão estão na 146. Já sabem onde procurar!

PS3: Essa versão também conta com mais páginas, devido ao seu formato menor. O livro original, de capa dura, tem – se não muito me engano- 208. Nessa versão de capa mole, porém, temos 274 páginas de história em si.

PS4: O livro conta com 2 paginas de agradecimento no fim, 2 capítulos do segundo volume da séries (Naked Heat) e 3 do terceiro (Heat Rises) e ainda uma entrevista da editora Hyperion com Richard Castle!
 
PS5: Na Comic Con de Castle de 2010, Nathan e Stana leram a página 105 para os fãs. Stana morrendo de vergonha, Nathan fazendo piadinhas e todos indo ao delírio.

PS6: O escritor real é apenas definido como escritor fantasma. Embora eu já tenha ouvido que quem escreve é o próprio Andrew, criador e produtor da série Castle, com a ajuda de dois colaboradores.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top