A essa altura do campeonato, faltando 2 episódios para o fim, muito já se falou e teorizou a respeito de Breaking Bad. No entanto, uma coisa que sempre me chamou a atenção na série, e que costumo abordar frequentemente nas reviews que escrevo, é o cuidado que a produção tem para com seus episódios. O trabalho de cores nos personagens, a iluminação, os ângulos inusitados, a fotografia em si. Aliado a tudo isso, e ao estilo cinematográfico que é uma marca registrada da série, as referências ao Cinema frequentemente dão as caras nos capítulos.
Vince
Gilligan reverência 2 filmes em específico. O primeiro deles (uma trilogia em
si) abordarei nesse post. Alguns spoilers
rolarão, mas como o longa foi lançado na década de 70, já deu tempo de todo
mundo assistir né?
Em O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972), o diretor Francis Ford Coppola utiliza de
uma simbologia que ficou bastante famosa através do tempo: as laranjas. Sempre
que laranjas aparecem em alguma cena do filme é sinal de que alguma tragédia,
algo ruim acontecerá em sequência. Em 2 momentos específicos tal ideia fica
muito clara. Na imagem abaixo à esquerda, durante um jantar, Tom Hagen (Robert Duvall) tenta convencer (sem
sucesso) um produtor de Cinema a atender um pedido da família Corleone. Ao
centro da mesa, laranjas empilhadas. Na cena seguinte o produtor acorda com a
cabeça de seu cavalo ensanguentada em sua cama.

Breaking Bad utiliza da mesma lógica na série. No S04E11, na cena em que Ted Beneke escorrega em seu tapete e bate de encontro a sua cômoda, no topo do móvel a câmera enfatiza a fruteira repleta de laranjas que, inclusive, caem ao lado do amante de Skyler. Em outro momento, no S05E09, quando Walt lança o já famoso “Hello, Carol!”, a vizinha deixa cair no chão suas compras, e laranjas saem rolando pela calçada. Tragédia anunciada.

Além
das referências visuais, a série também reverenciou a trilogia da família
Corleone em diálogos. O mais marcante foi quando Walter recebe a notícia da
remissão de seu câncer, no S02E09. Hank agarra o braço do cunhado e cita a
famosa frase de Al Pacino em O Poderoso
Chefão – Parte III (The Godfather
Part III, 1990), “Just when I thought I was out, they pull me
back in!” (justo quando eu
pensava que estava fora, eles me puxam de volta para dentro). Se no filme a
alusão era a Michael Corleone que não conseguia sair da criminalidade, na série
vimos que o destino de Walter White não foi muito diferente.
Para finalizar, uma referência a O
Poderoso Chefão – Parte II (The
Godfather Part II, 1974), quando Michael Corleone encomenda a morte de
todos aqueles que poderiam de alguma forma prejudica-lo na máfia. No filme,
enquanto as mortes acontecem, vemos imagens de Al Pacino, o mandante do crime,
observando sua janela com as mãos no bolso, aguardando o serviço terminar.
Exatamente o mesmo acontece com Heinsenberg, ainda que por um ângulo invertido.
Parado, com as mãos no bolso, contemplando a janela.
Gostaram
do post? Espero que sim!
Comentem, curtam o link. Se tudo der certo
volto em breve para falar das referências a Scarface em Breaking Bad.
Até
mais ;)





