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Title: CANTINHO NERD: Review - GTA: San Andreas: Liberdade
Author: Unknown
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Esses dias estava falando com meu amigo, e criador de conteúdo do blog, sobre reviews. E ele me falou o que eu achava de fazer análise de ...
Esses dias estava falando com meu amigo, e criador de conteúdo do blog, sobre reviews. E ele me falou o que eu achava de fazer análise de games antigos também, e não só os novos, então eu pensei: Falta pouco para o lançamento de GTA V, então porque não fazer análise de seus antecessores? Mesmo dando um pouco de trabalho, vamos lá.

A Rockstar Games definitivamente uma das melhores desenvolvedoras de games em mundo aberto. Se você perceber, ela sempre inova em algum sentido, seja na liberdade a ser explorada, ou o realismo. Ela é dona de uma das franquias de maiores sucessos, Grand Theft Auto, para íntimos: GTA.  Além dela, também temos Red Dead, Max Payne, L.A Noire, Manhunt, entre inúmeras outras.

E foi em 26 de Outubro de 2004 que um de seus maiores sucessos, e um dos maiores games já existentes, foi lançado, para Playstation 2 e Xbox. GTA: San Andreas é um game de mundo aberto, em terceira pessoa, desenvolvido pela Rockstar North, e publicado pela Rockstar Games. Lembrando que somente em 2005 o PC recebe sua própria versão, algo que é normal na Rockstar, é lançar seus jogos depois para outras plataformas, mas isso não aconteceu com Red Dead Redemption, infelizmente.


O game se passa em três cidades: Los Santos, San Fierro e Las Venturas, inspiradas em Los Angeles, San Francisco e Las Vegas. O jogador controla o amado e um dos melhores personagens da saga inteira, Carl Johnson ou como preferir, CJ. A história é a seguinte: CJ, após a morte de seu irmão casula, passou cinco anos vivendo em Liberty City, abandonando sua vida de crimes.  Com o passar do tempo, ele acaba recendo a noticia que sua mãe tinha morrido, e vai a Los Santos, para o enterro. Chegando lá, ele encontra seus amigos, que mais pra frente explico quem são, de sua antiga gangue, a Groove Street Family, e descobre que ela é a gangue mais fraca da cidade. Ainda no enterro eles sofrem um ataque e CJ decide ficar para dar uma força e fazer a gangue voltar ao topo.

Resumida desse jeito a história pode parecer fraca. Mas conta com tantos personagens memoráveis, diálogos tão bem explicados, que faz a história de GTA San Andreas ser  extremamente bem aprofundada e contada.  Alguns personagens, que tem papéis fundamentais na história são: Sweet, irmão mais velho, Ryder e Big Smoke são amigos e companheiros de gangue, Kendl irmã de CJ, Cesar Vialpando namorado da irmã de CJ e posteriormente amigo de CJ, no caso eles vivem um amor diferente, pois são de gangues rivais. Além dos vilões do game: Frank Tenpenny, policial corrupto que obrigava CJ fazer missões para ele, e seus dois capangadas, Eddie Pulaski e Jimmy Hernandez. 

Cada personagem, e deixei de fora muitos outros, tem seu carisma e antipatia própria. Possivelmente todos marcaram a história de GTA, quem prestou atenção na trama entende o porquê, a exploração e profundidade de cada um é muito grande, e é tão bem feita que faz um dos pontos mais fortes de San Andreas. Lembrando que o CJ é o protagonista menos malvado da franquia, pois ele se arrepende de grande parte do que fez no passado.


A gameplay do game é simplesmente perfeita. Como todo game de ação em terceira pessoa, CJ poderia andar, andar agachado, pular, correr, dar cambalhota, nadar, mergulhar, pilotar desde bicicleta, motos, carros, até tanques e jatos. A liberdade foi levada ao extremo em San Andreas. Podíamos customizar carros, a aparência de CJ, deixando ele magro, gordo, por tatuagens em seu corpo inteiro. As clássicas estrelinhas de procura iam até a sexta. A primeira era os policiais te perseguindo com motos e carros, e a ultima era a equipe da Swat com tanques e aviões para te matar. Contamos com melhorias nas nossas habilidades, por exemplo, se você mergulhar bastante você consegue aumentar o folego, quanto mais andava de moto com o tempo era mais difícil de cair dela.

O arsenal do game é gigantesco. Desde pistolas, submetralhadoras, rifles, espingardas, lança chamas, bazucas, jet-packs, entre inúmeras outras maneiras de matar inimigos e membros de gangues rivais. O mapa é sem duvidas o maior de toda a franquia, até agora, além de contar com três cidades, também existia zonas rurais, florestas, cassinos, prédios a ser explorados, casas para comprar, é difícil listar todas as coisas que estão presentes no game inteiro. As missões secundarias aumentaram em um nível exorbitante, seja fazer missões de policial, bombeiros, taxis, sair com namoradas, entre outras, e todas fazem bem para o CJ de alguma forma, por exemplo missões de bombeiros, se completarmos grande parte, ele não sente dano quando passamos pelo fogo.

Além de pularmos de paraquedas, andar de trem, podemos ter namoradas. A Catalina, namorada do personagem principal de GTA III, quando eu for fazer a review do game vocês entenderam, aparece no game, tentando causar inveja em CJ, o obrigando a fazer assaltos com ela, além de outras garotas, totalizando seis, que conhecíamos durante a história e podíamos marcar encontros com elas. O problema é que cada uma delas tinha um perfil físico para namorar, por exemplo, se você fosse magro, e ela gostasse de malhados, você teria que malhar para conseguir ficar com ela. Também ajudaria o CJ em alguma coisa, por exemplo, se você saísse de mais com alguma ela te dava a habilidade de não perder suas armas quando morresse. Lembrando que ainda nessas missões secundarias, existia como pichar o símbolo de outras gangues, disputar território com elas, apostar corridas, entre outros.


Os gráficos para época eram lindos. Mas alguns objetos demoravam a carregar, e o prejudicava dependendo da situação, por exemplo, se algum carro surgisse do nada na sua frente e você tivesse com pouca vida, você morreria e teria que começar de novo a missão. Algumas texturas demoravam a carregar, mas tudo pode ser explicado pela configuração dos consoles na época. Diferente de GTA IV, os gráficos de San Andreas eram bonitos, coloridos. A ambientação como já disse, é muito variada. Diferenciando de área rural, urbanas, desertos e até áreas proibidas como a Área 51, no game, 69.

A trilha sonora do game é sem palavras. As rádios presentes no game, simplesmente marcaram. A variação de musicas é muito grande, e, além disso, os barulhos de tiros, motos de carros, hélices de helicópteros eram bem feitos. As dublagens dos personagens combinavam e com um grande destaque para a voz do OG LOC, além do grande Samuel L. Jackson presente no game.  Um problema presente no game é a inteligência artificial. Os policiais são extremamente burros, você pode matar um cara, que o guarda passa por cima e não procura nem saber se existe alguém no prédio, além de alguém ter que entrar no carro para te acompanhar na missão, e ele te ignorar e passar reto. Mas é compreensível, e não é um grande problema.


Nota: 10/10

A Rockstar superou todas as expectativas de GTA San Andreas, o tornando um grande sucesso e seu carro chefe. Além de ter uma media de 9.9 em suas reviews mundiais, San Andreas foi um dos melhores jogos que já joguei. A sua exploração, e a definição de mundo aberto, foi totalmente renovada, o tornando referencias para inúmeros jogos que viriam a seguir. Se você não jogou, o que acho impossível, jogue mesmo em um emulador. É um clássico dos videogames. 


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