Esses dias estava falando com meu amigo, e criador de conteúdo
do blog, sobre reviews. E ele me falou o que eu achava de fazer análise de
games antigos também, e não só os novos, então eu pensei: Falta pouco para o
lançamento de GTA V, então porque não fazer análise de seus antecessores? Mesmo
dando um pouco de trabalho, vamos lá.
A Rockstar Games definitivamente uma das melhores
desenvolvedoras de games em mundo aberto. Se você perceber, ela sempre inova em
algum sentido, seja na liberdade a ser explorada, ou o realismo. Ela é dona de
uma das franquias de maiores sucessos, Grand Theft Auto, para íntimos: GTA. Além dela, também temos Red Dead, Max Payne,
L.A Noire, Manhunt, entre inúmeras outras.
E foi em 26 de Outubro de 2004 que um de seus maiores
sucessos, e um dos maiores games já existentes, foi lançado, para Playstation 2
e Xbox. GTA: San Andreas é um game de mundo aberto, em terceira pessoa,
desenvolvido pela Rockstar North, e publicado pela Rockstar Games. Lembrando
que somente em 2005 o PC recebe sua própria versão, algo que é normal na Rockstar,
é lançar seus jogos depois para outras plataformas, mas isso não aconteceu com
Red Dead Redemption, infelizmente.

O game se passa em três cidades: Los Santos, San Fierro e
Las Venturas, inspiradas em Los Angeles, San Francisco e Las Vegas. O jogador controla
o amado e um dos melhores personagens da saga inteira, Carl Johnson ou como
preferir, CJ. A história é a seguinte: CJ, após a morte de seu irmão casula,
passou cinco anos vivendo em Liberty City, abandonando sua vida de crimes. Com o passar do tempo, ele acaba recendo a
noticia que sua mãe tinha morrido, e vai a Los Santos, para o enterro. Chegando
lá, ele encontra seus amigos, que mais pra frente explico quem são, de sua
antiga gangue, a Groove Street Family, e descobre que ela é a gangue mais fraca
da cidade. Ainda no enterro eles sofrem um ataque e CJ decide ficar para dar
uma força e fazer a gangue voltar ao topo.
Resumida desse jeito a história pode parecer fraca. Mas
conta com tantos personagens memoráveis, diálogos tão bem explicados, que faz a
história de GTA San Andreas ser
extremamente bem aprofundada e contada. Alguns personagens, que tem papéis
fundamentais na história são: Sweet, irmão mais velho, Ryder e Big Smoke são amigos
e companheiros de gangue, Kendl irmã de CJ, Cesar Vialpando namorado da irmã de
CJ e posteriormente amigo de CJ, no caso eles vivem um amor diferente, pois são
de gangues rivais. Além dos vilões do game: Frank Tenpenny, policial corrupto
que obrigava CJ fazer missões para ele, e seus dois capangadas, Eddie Pulaski e
Jimmy Hernandez.
Cada personagem, e deixei de fora muitos outros, tem seu
carisma e antipatia própria. Possivelmente todos marcaram a história de GTA,
quem prestou atenção na trama entende o porquê, a exploração e profundidade de
cada um é muito grande, e é tão bem feita que faz um dos pontos mais fortes de San
Andreas. Lembrando que o CJ é o protagonista menos malvado da franquia, pois
ele se arrepende de grande parte do que fez no passado.
A gameplay do game é simplesmente perfeita. Como todo game
de ação em terceira pessoa, CJ poderia andar, andar agachado, pular, correr,
dar cambalhota, nadar, mergulhar, pilotar desde bicicleta, motos, carros, até
tanques e jatos. A liberdade foi levada ao extremo em San Andreas. Podíamos customizar
carros, a aparência de CJ, deixando ele magro, gordo, por tatuagens em seu
corpo inteiro. As clássicas estrelinhas de procura iam até a sexta. A primeira
era os policiais te perseguindo com motos e carros, e a ultima era a equipe da
Swat com tanques e aviões para te matar. Contamos com melhorias nas nossas
habilidades, por exemplo, se você mergulhar bastante você consegue aumentar o
folego, quanto mais andava de moto com o tempo era mais difícil de cair dela.
O arsenal do game é gigantesco. Desde pistolas, submetralhadoras,
rifles, espingardas, lança chamas, bazucas, jet-packs, entre inúmeras outras
maneiras de matar inimigos e membros de gangues rivais. O mapa é sem duvidas o
maior de toda a franquia, até agora, além de contar com três cidades, também
existia zonas rurais, florestas, cassinos, prédios a ser explorados, casas para
comprar, é difícil listar todas as coisas que estão presentes no game inteiro.
As missões secundarias aumentaram em um nível exorbitante, seja fazer missões
de policial, bombeiros, taxis, sair com namoradas, entre outras, e todas fazem
bem para o CJ de alguma forma, por exemplo missões de bombeiros, se
completarmos grande parte, ele não sente dano quando passamos pelo fogo.
Além de pularmos de paraquedas, andar de trem, podemos ter
namoradas. A Catalina, namorada do personagem principal de GTA III, quando eu
for fazer a review do game vocês entenderam, aparece no game, tentando causar
inveja em CJ, o obrigando a fazer assaltos com ela, além de outras garotas,
totalizando seis, que conhecíamos durante a história e podíamos marcar
encontros com elas. O problema é que cada uma delas tinha um perfil físico para
namorar, por exemplo, se você fosse magro, e ela gostasse de malhados, você
teria que malhar para conseguir ficar com ela. Também ajudaria o CJ em alguma
coisa, por exemplo, se você saísse de mais com alguma ela te dava a habilidade
de não perder suas armas quando morresse. Lembrando que ainda nessas missões
secundarias, existia como pichar o símbolo de outras gangues, disputar território
com elas, apostar corridas, entre outros.

Os gráficos para época eram lindos. Mas alguns objetos demoravam
a carregar, e o prejudicava dependendo da situação, por exemplo, se algum carro
surgisse do nada na sua frente e você tivesse com pouca vida, você morreria e
teria que começar de novo a missão. Algumas texturas demoravam a carregar, mas
tudo pode ser explicado pela configuração dos consoles na época. Diferente de
GTA IV, os gráficos de San Andreas eram bonitos, coloridos. A ambientação como
já disse, é muito variada. Diferenciando de área rural, urbanas, desertos e até
áreas proibidas como a Área 51, no game, 69.
A trilha sonora do game é sem palavras. As rádios presentes
no game, simplesmente marcaram. A variação de musicas é muito grande, e, além
disso, os barulhos de tiros, motos de carros, hélices de helicópteros eram bem
feitos. As dublagens dos personagens combinavam e com um grande destaque para a
voz do OG LOC, além do grande Samuel L. Jackson presente no game. Um problema presente no game é a inteligência artificial.
Os policiais são extremamente burros, você pode matar um cara, que o guarda
passa por cima e não procura nem saber se existe alguém no prédio, além de alguém
ter que entrar no carro para te acompanhar na missão, e ele te ignorar e passar
reto. Mas é compreensível, e não é um grande problema.

A Rockstar superou todas as expectativas de GTA San Andreas,
o tornando um grande sucesso e seu carro chefe. Além de ter uma media de 9.9 em
suas reviews mundiais, San Andreas foi um dos melhores jogos que já joguei. A
sua exploração, e a definição de mundo aberto, foi totalmente renovada, o
tornando referencias para inúmeros jogos que viriam a seguir. Se você não
jogou, o que acho impossível, jogue mesmo em um emulador. É um clássico dos
videogames.
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