Comentários
Verônica Martucci Verônica Martucci Author
Title: CANTINHO NERD: Crítica #4 - The Man From Earth
Author: Verônica Martucci
Rating 5 of 5 Des:
Imagine a seguinte situação: você tem um amigo que decide se mudar da cidade, sem muitas explicações, então resolve ir até lá para sua “f...
Imagine a seguinte situação: você tem um amigo que decide se mudar da cidade, sem muitas explicações, então resolve ir até lá para sua “festa de despedida” e tentar entender o que está acontecendo. Chegando na casa do sujeito, encontra outros amigos em comum que estão tão confusos quanto você devido a notícia, e vão se despedir dele também. Ok. Todo mundo reunido dentro da casa dele (a qual já está pronta para ser abandonada), muitas perguntas rolando, todo mundo curioso, algumas piadinhas e o cara que quer se mudar só “enrolando”, até que ele propõe que os amigos cogitem a seguinte situação: “E se um homem do Alto Paleolítico tivesse vivido até os dias de hoje?”.
“The Man From Earth” (2007, direção de Richard Schenkman), começa desse jeito, já jogando uma bomba no colo de quem está assistindo A primeira reação é a de dar risada. A segunda é a de: “hãããm? Coméqueé? Tá maluuuco?”. A terceira... Bom, a terceira é a mais legal, e é aquela que conduz todo o filme depois da revelação de John Oldman: a mescla de curiosidade e descrença em algo que soa extremamente irreal, mas também muito atraente. Seu motivo de ir embora é o fato de não envelhecer e isso ficar notável após sua estádia de 10 anos naquela cidade. Ele precisa continuar sua vida de aproximadamente 14.000 anos em outro lugar.




Aliás, o filme é cheio de sutilezas muito interessantes: o nome do protagonista é, nada mais nada menos que John Oldman (haha, old+man, que coisa nããão?); os amigos a quem ele revela seu segredo trabalham na mesma universidade que ele e são conceituados professores e cientistas, o que acaba gerando, a partir da revelação que direciona o filme, 90 minutos de muita discussão científica a respeito da vida de John.

Vemos o grande poder que o ato de comunicar possui. John é ridicularizado por dar a entender que é um “homem das cavernas” em muitos momentos, mas vemos que seus amigos estão a todo o momento comovidos com a possibilidade daquela história ser real. Mesmo alegando que muito do que John diz consta nos livros de História, vemos que o protagonista rebate essas afirmações de forma simples: ele estava tão preso nos momentos históricos que viveu como qualquer outra pessoa. Todos esperam grandes respostas, mas a única verdade ali é que John é um homem como qualquer um, não possui conhecimentos a mais e nem é um gênio por estar vivo há tanto tempo; seu segredo sempre foi sobreviver a cada época em que viveu.

                               https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAz9UrUIMlKqpSFvhNYUOeuHOQ8nLCJL_eTwEhZNHE1NDc5j1bUg2A6jNn0dhVdluoI6Ydc0VXdKHQ0M2ZAl_Fjb4w73RN79WSPOHuBifeUHl3hcC2g8SS5FYnxNIzeQfzZoWJeEDp0Ts/s1600/ManFromEarth.jpg

O mais intrigante é o que John consegue causar em seus ouvintes. Ele não quer convencer ninguém naquela conversa: os próprios ouvintes acabam se interessando de tal forma, seja por sua forma convincente de contar alguns relatos de sua vida tão longa ou pela curiosidade que todos têm de acabar achando um furo nela, não importa: eles querem ouvir mais.

Mas é bom alertar o seguinte: “The Man From Earth” não é um blockbuster, não é um filme aclamado e nem possui atores super famosos. Sua simplicidade vai desde o seu baixíssimo orçamento até a incrível ideia do produtor de disponibilizar o filme para download gratuito. O longa se passa basicamente em três ambientes: parte da frente da casa, sala e quarto. O roteiro de Jerome Bixby é ousado em sua proposta e é necessário ter coragem para dirigir um filme que se baseia em cima de uma conversa, sem fazer o uso de efeitos ou alguma trilha sonora. Para pessoas que curtem um bom diálogo, esse é um daqueles filmes que valem a pena e entrará na listinha de favoritos do gênero com facilidade.


                               http://www.mdc.edu/main/images/man_from_earth_tcm6-76794.jpg
"Every 10 years or so, when people start to notice I don't age, I move on."

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top