Comentários
Unknown Unknown Author
Title: [OLD, BUT GOLD] ER (Emergency Room)
Author: Unknown
Rating 5 of 5 Des:
Dando continuidade à coluna criada pelo Edu resolvi falar de uma série que marcou uma época (e minha vida ~momento sentimental~) chamada Em...
Dando continuidade à coluna criada pelo Edu resolvi falar de uma série que marcou uma época (e minha vida ~momento sentimental~) chamada Emergency Room (ER pros mais íntimos :D). Se prepare, vá no banheiro, peguem um lanchinho, porque o post vai ser grande.

ER (Emergency Room) – 15 temporadas, 331 episódios, 1994/2009.


A primeira lembrança que eu tenho na minha vida de alguma série, foi quando eu tinha uns 6 anos de idade (algo por ai) e passava na Globo aquele locutor falando “Rede Globo apresentou, Plantão Médico” (pra quem não é old like me – tá não sou tão velha – mas para aquelas pessoas que nasceram lá no final de 90 e não tão entendendo o que eu estou falando eu vou colocar a vinheta aqui embaixo xD).



Voltando ao assunto, os anos se passaram e eis que eu estou com 13 anos em 2004 assistindo minha Warner querida, quando, logo após Third Watch (btw se nunca viu, corra), começa essa série chamada ER, eu curiosei (sim isso pra mim é verbo), parei para assistir.... E não é que logo na abertura eu reconheci que essa era aquela série que passava na Globo quando eu era pirralha! A minha reação foi mais ou menos essa: 



E o que eu posso dizer.... Apaixonei... apaixonei tanto, que ela até influenciou na escolha da minha profissão.

ER foi uma série dramática criada por Michael Crichton que teve como um dos produtores (na primeira temporada) nada mais, nada menos, que Steven Spielberg. Ela é considerada o drama médico americano mais longo de todos os tempos (por enquanto), e seu primeiro episódio foi exibido no dia 19 de setembro de 1994 na NBC. No Brasil ela foi exibida pelos canais abertos Globo e SBT e pelos pagos Sony e Warner.

Momento curiosidade: ER foi originalmente escrito para ser um filme, dirigido pelo titio Steven, porém nas fases de pré-produção, Spielberg perguntou ao Michael qual era o seu projeto atual, e ele comentou que estava trabalhando num romance sobre dinossauros e DNA. Spielberg então parou tudo que estava produzindo para filmar esse projeto, que acabou se tornando aquele filme “xumbrega” que tem aí... Um tal de Jurassic Park. Logo após o término da produção dessa maravilha cinematográfica que é Jurassic, ele (Spielberg) retornou para ER e ajudou a desenvolver o seriado.

A série conta o cotidiano da emergência de um hospital público (County General) em Chicago visto sob a ótica dos médicos e enfermeiros que trabalham ali. Os conflitos profissionais e as histórias dos pacientes atendidos no pronto-socorro misturam-se aos dramas pessoais dos médicos. Durante as 15 temporadas você sorri, chora, torce, fica puto e se apaixona por todos as personagens que passaram pelo County General Hospital – e, dependendo do nível da loucura pela série (Hello Eu \o/) até deseja um dia trabalhar naquele hospital (coisa impossível infelizmente :/). Durante seus ‘golden days’ a série já chegou a ter uma média de 30 milhões de espectadores.

ER teve inúmeros episódios memoráveis. Em 1997, foi ao ar um episódio totalmente ao vivo, "Ambush", com a equipe de câmera da NBC sendo descrita no episódio como uma equipe da PBS que estava no hospital para gravar um documentário. O mais interessante é que os atores fizeram a mesma encenação do episódio de novo, três horas mais tarde, para que o programa também fosse ao vivo na Costa Oeste dos Estados Unidos. Outros episódios notáveis incluem "Love's Labor Lost", "Motherhood" (dirigido por Quentin Tarantino), "Hell and High Water", "Union Station""All in the Family", "Four Corners", "On the Beach", "Lockdown", "The Lost", "Time of Death", "Just As I Am", "21 Guns", "Status Quo", "Life After Death" e "Heal Thyself".

Personagens:

Claro que se tratando de uma série que ficou no ar durante 15 anos, muitos personagens vem e vão, então para não ficar um post gigantesco (como já está) vou listar alguns que mais marcaram:

O Elenco "original":
Outros que entraram ao longo da série:

Bom, como eu disse, fiz um “perfil” dos que (pelo menos pra mim) são os que mais marcaram, obviamente não podemos nos esquecer do saudosos Greg Pratt e Lucy Knight, do hilário Archie Morris, Deb Chen, Neela Rasgotra, Michael Gallant, Sam Targgart, Ray Barnett, Tony Gates.....
________________________________________________________________________

No quesito premiações devo dizer que minha queridinha SAMBA. São somente 119 prêmios e 269 indicações. Entre os mais importantes estão 123 indicações ao Emmy, dos quais venceu 22 (ganhando pelo menos uma estatueta de 1995 a 2005, exceto em 2004) se tornando a série com maior número de indicações da história do prêmio. Ela também ganhou o People's Choice Award por "Série de Televisão Dramática Favorita" todo ano, de 1995 até 2002. Além desses ER coleciona Golden Globes, SAG Awards entre outros.
________________________________________________________________________

O último episódio de ER foi exibido no dia 2 de abril de 2009 e bateu o recorde de maior audiência de um série dramática desde 1996.

Algumas curiosidades:

  • ER foi filmado em widescreen desde o início, mesmo que não tenha sido exibido desta maneira até a sétima temporada quando começou a ser exibido no formato 1080i HD. Desde o sexto episódio da sétima temporada, foi transmitido no formato letterbox quando exibido no formato analógico.
  • A icônica abertura de ER com trilha de James Newton Howard é considerada uma das mais marcantes na história da televisão




  • Vários atores já fizeram memoráveis participações especiais no programa, incluindo: Lucy Liu, Jorja Fox (CSI), Marg Helgenberger (CSI), George Eads (CSI), Kirsten Dunst, Omar Epps, Mariska Hargitay (Law & Order: SVU), Dakota Fanning, Shia LaBeouf, Jared Padalecki (Supernatural), Angus T. Jones (Two and a Half Man), Zac Effron, Cynthia Nixon (Sex and The City), Steve Buscemi (Boardwalk Empire), Susan Sarandon, Ray Liotta, Sally Field, Ewan McGregor, Don Cheadle (House of Lies), Forest Whitaker, Stanley Tucci.
  • Michael Crichton, criador da série, faleceu no dia 5 de novembro de 2008 de câncer (5 meses antes do término da série).

Parabéns pra você que aguentou esse post até aqui... e se você ainda não assistiu ER o que está esperando para começar essa série maravilhosa, que “abriu as portas” para todas as séries médicas que existem hoje.




Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top