Os games influenciam sim na vida das pessoas e você, assim como eu, é uma prova viva disso!
Nas ultimas semanas os games voltaram a ser um assunto em evidência na mídia por causa do caso Pesseghini (aquele mesmo do garoto de 13 anos que -supostamente- matou toda a família ), o garoto usava uma imagem do jogo Assassin's Creed como perfil no Facebook e como de costume o game acabou virando o bode expiatório da mídia e a principal influência para o garoto ter cometido o crime.
Diante disso muitas pessoas levantaram a bandeira de uma maneira bem humorada a bandeira de que jogos não influenciam, acontece que isso é assunto sério e os jogos influenciam sim!
Calma lá, não se engane pelo título da matéria, eu não vou chegar aqui falar das coisas que oferecem os jogos eletrônicos e esquecer completamente do outro lado. Se é mesmo que o garoto Marcelo matou a família toda isso pode sim ter haver com a violência dos games, acontece que quando se fala no lado ruim dos vídeo games a grande mídia esquece de citar que assim como filmes, novelas e seriados, os jogos também são um meio de entretenimento (e arte!) e como tal possui classificação indicativa e não é o único capaz de influenciar. Além disso há de se concordar que para algo influenciar a mente de alguém ao ponto dele cometer qualquer tipo de atrocidade é necessário que alguma coisa lá dentro já estivesse sem funcionar a muito tempo, a ponto de não conseguir distinguir a realidade.
Esclarecido esse tópico vamos ao assunto do post afinal estamos aqui pra falar das coisas boas por trás do assunto. São várias vantagens e para vocês entenderem melhor vou dividir em três tópicos com coisas que a maioria das pessoas pensam erroneamente que os video games não vão trazer nada de bom. São eles:
-Saúde
-Dinheiro
-Sociabilidade
Saúde
Você deve está se perguntando como os vídeo games podem ser bons para saúde quando ficar muito tempo sentado em posições desconfortáveis com olhos vidrados em uma tela brilhante pode fazer bem, e acontece que realmente não faz. Mas não é isso que vai desmerecer o fato de que pesquisas apontam que os games são responsáveis por melhorar habilidades cognitivas de percepção, reflexo e mesmo de noções espaciais. Além disso os jogos não são mais os mesmos de antigamente e essa ideia de ficar sentado vidrado num lugar fixo mudou. Primeiro que temos os portáteis com jogos que não necessitam de tanta dedicação e que podem ser jogados a qualquer hora (menos durante a aula, por favor, você que sairá em desvantagem), em qualquer lugar e em qualquer posição . Segundo que, a Nintendo com o seu Wii e mais tarde a Microsoft com o Kinect abriram as portas para uma nova geração de video games onde o movimento se torna algo essencial para a jogabilidade, e não vamos esquecer que se movimentar nunca deixará de ser algo saudável.
Por fim vale notar ainda um fato interessante, uma pesquisa feita na Universidade do Texas apontam que gamers são cirurgiões melhores. Acontece que hoje em dia muitas das cirurgias são feitas por maquinas operadas pelos cirurgiões e digamos que o desenvolvimento daquelas habilidades cognitivas citadas lá atrás o tornam melhor preparados pra lidar com essa situação.
Dinheiro
"Saí desse computador menino, esse negócio não dá futuro não!", quem nunca ouviu isso na vida? Eu mesmo ainda escuto com certa frequência. Acontece que minha mãe não está totalmente certa, acontece que isso dá futuro sim, até mais do que ser um astro de cinema por exemplo, afinal a industria dos games já fatura mais do que a gigante Hollywood e portanto faz a economia girar como poucos. E não pense que a unica forma de ganhar dinheiro com isso é entrando num curso de ciências da computação e aprendendo tudo sobre programação pra criar seu próprio jogo, afinal se tem uma coisa que vem se tornando cada vez mais popular hoje em dia é o e-sport (esporte eletrônico ou esporte virtual). Peraí, como assim, jogar vídeo game agora é um esporte? Sim, é sim! E existem várias equipes dedicadas a isso, inclusive no Brasil! Quando falamos de League of Legends por exemplo (um jogo no estilo MOBA que vem a cada dia se tornando mais famoso no país) é possível citar três grandes equipes brasileiras que vivem basicamente da premiação de campeonatos, marketing de investidores e da venda de produtos com sua própria marca, são elas CNB, Keyd Team e Pain Gaming, essa ultima, vencedora do campeonato brasileiro, está na Gamescom na Alemanha e daqui a pouco, a partir das 5h, representará o Brasil na final de um campeonato que garantirá vaga para o mundial de League of Legends que acontecerá no ginásio Staples Center em Los Angeles, nada mais nada menos do que o local do funeral do Mickael Jackson! (se quiser torcer pelo Brasil, mesmo sem entender nada, você pode assistir online aqui:http://www.twitch.tv/x5tv2)
Obs: Antes de sair por ai pensando em largar a escola certifique-se (no mínimo) de que você é bom o suficiente para entrar numa equipe profissional, a vida não é tão simples assim e até pra ser um atleta virtual é preciso ralar!
Sociabilidade
Pra mim talvez essa seja uma das melhores vantagens dos games no mundo atual e o motivo pelo qual eu falei no começo do texto que nós somos uma prova viva das influências dos vídeo games, afinal você pode não notar a melhora nas habilidades cognitivas, pode não gostar de jogos de movimentos,e definitivamente você pode nunca precisar fazer uma cirurgia em alguém. Você pode odiar programação, design gráfico e todos os outros empregos que envolvem a elaboração de um game. Você pode ser um lixo em qualquer jogo virtual que você jogar ou mesmo não ter a dedicação necessária pra ser um e-atleta. Você pode ser isso e tudo mais mas com certeza você já conheceu alguém através de um jogo, ou jogando numa lan house. ou mesmo depois que descobriu que aquele alguém também gosta do mesmo jogo que você.
Aquela imagem do gamer que fica trancado em casa o dia todo, antissocial e que não fala com ninguém mudou, primeiro porque hoje existem várias e várias convenções gamers, segundo que fóruns e grupos de discussão gamer são cada vez mais comum forçando os players a socializar e por fim, os games também mudaram! Se antes o multiplayer era algo muito mais opcional, hoje cada vez mais vem se tornando essencial. Alguns jogos como o próprio League of Legends já citado, Dota, Grand Chase,World of Warcraft, etc. giram em torno dessa dinâmica, tanto é que o nome "multiplayer" é parte do nome do próprio estilo de jogo seja MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) ou MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game). E não são apenas esses tipos de jogos em grupo que abrem as portas para a interação humana, o simplíssimo jogo Habbo por exemplo gira completamente em torno disso ao incentivar os jogadores a passear entre "quartos" para conhecer e conversar com outros jogadores. Outro jogo que vale destacar é o premiadíssimo Journey. Journey funciona basicamente como uma metáfora da vida, da morte e de sua transcendência e como uma boa metáfora nos leva a refletir de maneira unica sobre a importância de alguém ao nosso lado durante essa jornada.
Como alguém muito influenciado por esse fato posso dizer também que conhecer novas pessoas não é a unica vantagem, alias essa é menos importante delas. Foi jogando que eu pude conhecer melhor algumas pessoas com o qual estudei e das quais nunca fui muito próximo, e foi também jogando que eu pude me manter mais próximo de um amigo do ensino médio. Se não fosse o jogo o mais provável seria que eventualmente deixássemos de se falar com frequência como aconteceu com outros amigos e provavelmente só ouviríamos a voz um do outro quando as agendas milagrosamente coincidissem e o grupo todo pudesse marcar de se encontrar, mas graças ao League of Legends (sim, eu jogo se você ainda não percebeu) e ao Skype podemos se falar todos os dias.
Pra finalizar deixo vocês com um video do Programa Roberto Justus + que por incrível que pareça é muito esclarecedor sobre o assunto e disserta sobre as várias vantagens e algumas desvantagens dos games. Eu marquei para o vídeo começar nos 32 minutos no qual o programa apresenta uma historia interessantíssima sobre socialização graças aos games portanto sugiro que assistam, se quiserem ver o programa completo é só colocar o player no inicio :)
Dedico esse post á NickNameDz,VuLCaNos, Holdin (ou Yumeyoi), Snitz, Synyster Chazy, Shavan Lee e SteanDualCharger




Postar um comentário Blogger Facebook